sexta-feira, 22 de julho de 2011

Japa...

Bem, caçando uma carne bovina no congelador me deparei com duas postas de atum esquecidas por lá, não tive dúvidas, hoje íamos almoçar no Japão!!!

Peguei meu livro do Japão da coleção Cozinha do Mundo e selecionei duas receitas, Sushis de Atum e de Cenoura.

O arroz eu ensinei aqui, o atum foi simples, cozinhei no vapor uma posta, a água que fervia embaixo tinha três folhas de louro pra aromatizar.  Depois desfiei grosseiramente com a mão, coloquei duas colheres (sopa) molho su e misturei bem.

Fiz pequenos rocamboles de arroz, recheados com atum, com a ajuda de uma folha de papel alumínio, não tinha alga em casa, não tenho a esteirinha de bambu pra fazer sushis e tive que improvisar. Claro que rolaram algumas perdas, mas renderam 22 sushis de atum.

Pros de cenoura foi mais fácil ainda, cozinhei 175g cenoura em rodelas de um centímetro, na água com o louro e 1 colher (chá) missô, depois de cozida retirei o meio e recheei com 1/3 colher (café) pasta de tofu com azeitonas (trouxe lá de Viçosa).

E a saladinha de pepino foi feita com a parte entre a casca e a semente, cortada beeeem fininho.

Shoyu, hashis e animação pra esse almoço Japa delícia!

Sushis de atum: 0,5 ponto cada
Sushis de cenoura: 0 ponto cada
Salada de pepino: 0 ponto cada

Vitória da Conquista, 2011.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ai, que luxo, adorei esse Japão caseiro! Fiquei curiosa pra saber o gosto do sushi de cenoura, hihi. E comeram com garfo, palitinho ou com a mão mesmo? rsrs

Virgínia