quinta-feira, 23 de junho de 2011

Curry Biriani de Camarão

Os curries são ensopadinhos indianos, feitos de diferentes maneiras e que levam ou uma mistura de temperos que o povo aqui chama de curry ou uma pasta para curry, de acordo com o prato que você vai preparar, tem pasta de curry verde, pasta de curry vermelho, pasta curry korma etc e tal.

Eu passei a noite sonhando com esse prato e acordei na vibe de fazê-lo, este é um prato que vai ao forno, são camadas de arroz e curry, e pode ser feito com sobras de curries diversos, mas eu fiz meu curry de camarão hoje mesmo, só pra acompanhar esse prato lindo.

E também, sonhei com esse prato porque devo a Amandex a receita da minha Garam Masala, desde o nosso encontro VP lá no VOG, vamos as delícias então:

Garam Masala
1 colher (sopa) sementes de cominho
1 1/2 colher (chá) sementes de coentro
1 1/2 colher (chá) sementes de cardamomo
1 1/2 colher (chá) pimenta do reino em grãos
1/2 colher (chá) canela em pó
1/2 colher (chá) cravo em pó
1/2 colher (chá) noz moscada
            -  numa frigideira quente, coloque todas as sementes e mexa constantemente até começar a torrar, vai exalar um perfume maravilhoso pela casa, retire do fogo e espere esfriar (é importante, pq senão detona a tampa do seu processador/liquidificador, aconteceu comigo, hehe), no processador/liquidificador ou no pilão se você for uma pessoa muito animada, coloque as sementes torradas e os demais ingredientes, bata bem até virar uma farinha fina, guarde num pote hermético e use sem moderação.

Não há receita de garam masala igual no mundo, essa eu achei num site ayurvédico do qual não me recordo nem nome nem endereço, mas é só a base, se no dia que vou fazer estou mais inspirada capricho mais na pimenta, ou ponho menos cominho pra fazer o marido feliz, enfim, garam masala é uma mistura rica e linda de temperos, vende industrializada em grandes cidades, kkkk.

Curry Biriani de Camarão
 200g camarão limpo
6 colheres (sopa) leite de coco light
1 colher (sobremesa) azeite
1/2 cebola
1 alho picado
1 colher (sobremesa) garam masala
1 colher (chá) curry (o tempero ou a pasta) ou cúrcuma
2 xícaras (chá) arroz branco bem VP
1 punhado de amêndoas em lâmina
Cúrcuma e sal a gosto
            - doure a cebola e o alho no azeite, acrescente a garam masala e o curry, misture bem, junte o camarão e o sal, acrescente o leite de coco e deixe apurar até o caldo ficar grosso. Unte levemente uma assadeira, salpique cúrcuma até cobrir completamente, forre o fundo com metade do arroz, despeje o curry de camarão por cima, espalhe as amêndoas, cubra com o restante do arroz e leve ao forno médio pré-aquecido por aproximadamente 15 minutos ou até começar a ouvir o arroz pegando no fundo da travessa, o que acontecer primeiro. Sirva imediatamente com uma salada verde enorme.

3 porções de 3 pontos

Vitória da Conquista, 2011.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ai, esse é a minha cara, adooooooooooooooro qq coisa com nome bonito que leva arroz!

Virgínia