terça-feira, 28 de junho de 2011

Chow Mein de Frango ou o quanto eu gosto de uma lista!

Eu gosto de listas do tipo 30 atitudes saudáveis, 100 maneiras de mudar o mundo etc e tal. Acontece que meu lindo maridão me deu um livro chamado 1001 comidas para experimentar antes de morrer, algumas são receitas famosas (quando fizer a Sacher's Torte lembra de mim Morena!) mas a maioria são alimentos pura e simplesmente.

Eu vivo de olho procurando aquilo que ainda não comi e muitas coisas não comerei, umas por que vão custar caro demais (trufas negras então...), outras porque dificilmente encontrarei (tipo um queijo que é cozido no vapor que sai do solo da Islândia) e outras porque vai faltar coragem (ovo galado, ovo podre e outras coisas assim), quanto ao resto, continuo caçando.

Hoje lindamente uma couve chinesa se jogou na minha frente no supermercado, implorando pra eu levar ela pra casa e diminuir o tamanho da minha lista, e vamos combinar que por R$1,71 dá pra testar qualquer coisa né?

Cacei algumas receitas nos meus milhares de livros e resolvi dar duas chances a bichinha, porque de antemão as chances de gostar dela eram bem pequeninhas já que o normal é comer refogada e eu detesto vegetais refogados, como só o que não tem jeito, os demais só crus :(

Resultado da experiência? O chow mein do Jamie ficou um arraso, mas a couve vai precisar de mais uma tentativa se quiser entrar pra minha lista do supermercado semanal, porque não teve gosto de nada com coisa alguma, infelizmente, hehe.

150g peito de frango em cubos
100g champignon
1 colher (chá) alho
1 colher (chá) amido de milho
1 colher (sopa) óleo de canola
2 colheres (sopa) molho shoyu
1 tomate cereja cortado bem fininho
1/2 bok choi (a couve chinesa)
Salsa, cebolinha, sal e pimenta moída na hora a gosto
            - na wok superquente, espalhe o óleo e doure os pedaços de frango já temperados com sal e pimenta, acrescente o alho, os verdes e o cogumelo, refogue ligeiramente e acrescente a água da conserva do cogumelo com o amido de milho, deixe ferver até engrossar, desligue o fogo e junte o shoyu.  Na panela em que cozinhar o macarrão cozinhe também a couve (por dois a três minutos), aqui vale o parênteses, comida asiática quase sempre vem acompanhada de "miojo", mas eu não como mais isso então, fiz assim, cozinhei uma massa comum pra mim e um pacotinho do dito cujo pro meu marido lindo, separadamente, a couve coloquei na água da massa dele, pra não passar o tempo certo de cozimento. Escorra o macarrão e a couve, junte a wok, volte ao fogo, dê uma refogada por um minutinho, acerte o sal e sirva em seguida.

3 porções da mistura de frango de 2,5 pontos
1 porção de miojo de 8,2 pontos pra ele
1 porção de massa pra mim de 5 pontos.

Vitória da Conquista, 2011.

Nenhum comentário: