quarta-feira, 1 de junho de 2011

A minha maior mania...

             É reproduzir as receitas das minhas dezenas de "livros de comer", já fiz uma tabela com todas organizadas por livro, página e as receitinhas em ordem alfabética, se eu não me repetir e cozinhar todos os dias eu só consigo fazer todas as receitas em 14,5 anos, e essa conta eu fiz sem contar os últimos dois livros (um comprado e um ganhado) e minha bíblia do Mark Bittman (How to cook everything).

            Geralmente eu pego um livro por mês pra debulhar, as vezes escolho (peço pro marido escolher) um número de página e vou verificando em todos se a receita que está lá é possível de ser executada, enfim... é mania mesmo.

           Neste mês comecei a saga do livro lindo que Zezél me deu, Papel Manteiga para Embrulhar Segredos - Cartas Culinárias, o nome é grande mas o livro é um mimo só, fiquei feliz por ter ganho e mais ainda por estar pondo em prática essas delícias.

Hoje eu fiz a receita de Arroz Selvagem com Carne e Especiarias, as únicas mudanças foram no arroz, que foi integral porque não achei do selvagem e no suco de limão que esqueci (infelizmente pra mim).

1 xícara (chá) arroz integral
300g de patinho em pedaços de 0,5cm
1 cebola grande
2 tomates em pele picados
1 colher (café) pimenta calabresa
Suco de 1 limão
1 xícara (chá) caldo de carne
11/2 xícara (chá) água quente
1 colher (sopa) azeite
pitadas de noz moscada e cúrcuma
2 dentes de alho amassados
sal a gosto.
             - doure a carne no azeite, junte a cebola e o tomate, o alho a pimenta e o sal. Refogue, junte o arroz, o suco do limão e as especiarias, misture bem, coloque o caldo e a água quente, acerte o sal.  Abaixe o fogo, quando o arroz já estiver macio, aumente o fogo pra secar, desligue, abafe a panela e sirva imediatamente.


14 colheres de servir de 1,1 pontos

Vitória da Conquista, 2011

Um comentário:

Anônimo disse...

Amo arroz e esse parece estar uma delícia!