domingo, 15 de maio de 2011

Aniversário de Virgínia

O aniversário dela foi divertido, pra ela e pra mim, no fim do dia estava um caos o chão da casa dela e o da minha cozinha, mas valeu a pena demais.  As fotos não estão boas, são fotos feitas com meu celular, mas dá pra ter idéia de como tudo ficou.

Comecemos pelo prato principal, a torta, Virgínia disse que gostaria de um bolo que envolvesse chocolate, mousse de maracujá e chocolate meio amargo, simples assim. Criei essa delícia aí e segue a receita:

Torta da Virgínia
Bolo
4 ovos
2 xícaras (chá) açúcar
2 xícaras (chá) farinha de trigo
1 1/2 xícara (chá) chocolate em pó
1 xícara (chá) leite desnatado
1 colher (sopa) fermento em pó
2 colheres (sopa) margarina light
             - bata as claras em neve e reserve. Bata a margarina com o açúcar até virar um creme fofo e claro, continue batendo e vá juntando as gemas, o chocolate, o leite e a farinha de trigo até ficar uma massa homogênea e lisa. Misture o fermento nas claras em neve e incorpore a mistura a massa bem delicadamente. Leve ao forno para assar em duas assadeiras redondas, dividindo a massa na proporção 70:30 (forno médio, pré-aquecido, por 35 minutos). Retire do forno e espere esfriar para desenformar.

Mousse
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 lata de suco de maracujá concentrado
1 envelope de gelatina sem sabor
            - dissolva a gelatina conforme manda a embalagem e bata com os demais ingredientes no liquidificador por três minutos.  Despeje numa vasilha com tampa e leve a geladeira por no mínimo quatro horas.

- como a idéia é que a mousse sirva de recheio ela precisa ficar firme pra não "entranhar" no bolo e sumir, se for pra comer pura, acrescente uma lata de leite desnatado também.

Cobertura
2 barras grandes de chocolate meio amargo
1 cálice de licor da sua preferência
1 caixa de creme de leite
            - derreta o chocolate em banho-maria, acrescente o creme de leite e o licor, misture com o batedor de arame até homogeneizar, leve a geladeira para firmar antes de usar.

Calda
1 xícara (chá) leite desnatado
1 colher (sopa) achocolatado da sua preferência
1 dose de licor de laranja
            - misture bem.

Montagem
- com o auxílio de um barbante fino (eu uso o fio dental) corte o bolo em duas partes (o mais alto), molhe bem com a calda, passe uma camada generosa de mousse, cubra com a outra parte do bolo, molhe bem com a calda, passe outra camada generosa de mousse, cubra com o bolo menor, molhe bem com a calda e leve a geladeira, pouco antes de servir, cubra com a cobertura e decore com raspas de chocolate.  Garantia de sucesso!!!

Aproximadamente 40 fatias de 4 pontos.

Pra amansar as visitas famintas, várias mini-pizzas, a encomenda foi de 180 mini-pizzas, fiz os disquinhos em casa e deixei pra montar lá, sei lá, eu sou enrolada e achei que fresquinho seria melhor, mas operacionalmente falando talvez eu devesse ter levado tuuuuuudo congelado.

Fizemos um teste antes em casa então segue a receita menor, que dá pra 40 mini-pizzas:

Massa
1/2 kg de farinha de trigo
1 ovo
3 colheres (sobremesa) açúcar
1 colher (chá) sal
2 colheres (sopa) fermento biológico seco
50g margarina light
240 ml água
            - misture todos os ingredientes delicadamente até a massa começar a soltar das mãos, se necessário acrescente um pouco mais de farinha de trigo. Deixe crescer por meia hora, abra a massa com auxílio de um rolo, corte do tamanho desejado, faça furinhos com o garfo, espalhe sobre assadeiras untadas com óleo e leve ao forno alto pré-aquecido por 5 minutos para pré-assar a massa.  Espalhe molho de tomate 0% gordura e 10g de mussarela por disquinho.

40 disquinhos de 1,1 pontos (sem nada)
40 disquinhos de 1,3 pontos (com molho e mussarela)

Frango com Catupiry
300g filé de peito de frango
1 caldo de galinha 0% gordura
150g requeijão em barra ou cream cheese light
            - cozinhe o peito de frango com água e o caldo de galinha, na panela de pressão por 20 minutos, destampe a panela, misture bem o peito com o caldo que sobrou e ele desmanchará completamente, deixe no fogo até secar o caldo.  Depois de frio misture o cream cheese e recheie as pizzas. Cubra com orégano a gosto

18 porções de 0,9 pontos

Margherita
1 tomate em fatias
Folhinhas de manjericão fresco
            - coloque as rodelas sobre os disquinhos prontos e espalhe manjericão

12 porções de 0 ponto (uhuuuuuu)

Milho Verde
1 lata de milho
Orégano
            - espalhe sobre os disquinhos prontos duas colheres (sopa) de milho e cubra com orégano

10 porções de 0,4 ponto


             Essa massa de pizza sustentou a casa da minha tia mais querida, Marlene, durante um bom tempo, titia fazia pizza brotinho e salgadinhos (ainda devo a massa dos salgadinhos né?) em proporções quase industriais, vendia tudo, tinha sempre encomendas, as vezes virava a noite fazendo massa e no outro dia estava lá de pé pronta pra começar tudo de novo, tá vendo como isso é de família?!?

Vitória da Conquista, 2011.

Um comentário:

Unknown disse...

Foi tão lindo! Exatamente do jeito que eu queria, quer dizer, melhor! Até meu pai que não comia pizza, comeu várias! Minha mãe que fala que não gosta de chocolate... repetiu a torta! Obrigada, Daíse, você arrasou!