domingo, 29 de maio de 2011

Brandade de Bacalhau à Parmentière

No meu lindo livro de gastronomia francesa não poderia deixar de haver uma brandade e lá estava ela e lá fui eu executar uma brandade na sua forma mais tradicional, batata e bacalhau!!!

450g de bacalhau saithe dessalgado
Buquet garni
1 colher (sopa) azeite
1 colher (sopa) creme de leite
Pimenta do reino moída na hora
            -  Leve água para ferver, junte o bouquet garni e "assuste" o bacalhau por no máximo dois minutos, escorra, separando o bacalhau do bouquet garni, e numa panela, com a ajuda de uma espátula, misture frenéticamente o azeite com o bacalhau até que ele se desmanche completamente, acrescente o creme de leite e a pimenta e reserve.

350g batatas
1 colher (chá) alho processado
8 colheres (chá) azeite
2 colheres (sopa) margarina
Noz moscada, pimenta do reino e sal a gosto
            - cozinhe as batatas em água com sal, escorra, amasse e misture os demais ingredientes para formar um purê, junte a mistura de bacalhau até homegeneizar, coloque em uma travessa única ou em travessas individuais, salpique com queijo ralado e leve para gratinar ou sirva imediatamente acompanhado de salada de folhas.

5 porções de 5,1 pontos




P.S.: quando eu falo que bacalhau dessalgado é uma coisa barata aqui eu não estou exagerando, e não é bacalhau magrinho são lindos pedaços de bacalhau, sem espinhas, e gordinhos feito esse aí da foto. Adoooro bacalhau.




Vitória da Conquista, 2011.

Nenhum comentário: