sábado, 13 de agosto de 2011

Bacalhau à Blumenthau

Bem, as vezes eu assisto a programas na tv e fico com o bicho carpinteiro atacado...

Vendo o programa do Heston Bluementhal fiquei intrigada com o jeito que ele cozinhou uma carne, selada a vácuo, num banho-maria a 62 ºC!!!

Muito laboratorial, é fato, mas pensei que talvez, eu pudesse testar algo parecido, e foi assim que fiz com meu lindo bacalhau de hoje.

Como não tenho uma seladora a vácuo fiz o meu melhor com um saquinho zip-lock, onde coloquei os temperos, meu bacalhau ainda congelado e levei pra cozinhar em água fervendo, que por conta do bacalhau congelado, deixou de ferver e se manteve quente, mas não ferveu mais até o final do processo.

Eu não gosto da gastronomia molecular, mas gostei da experiência, da textura e do sabor desse meu bacalhau à Blumenthal.

500g bacalhau dessalgado e congelado (duas postas altas)
30ml vodca
2 colheres (chá) alho processado
sal e pimenta moída na hora, a gosto
2 saquinhos com zip-lock
            - coloque metade da vodca, uma folha de louro, sal e pimenta em cada saquinho, sacuda bem pra misturar, coloque a posta de bacalhau. Sacuda mais um pouco pros temperos se juntarem ao bacalhau, retire a maior quantidade de ar possível e feche bem. Leve uma panela grande com bastante água ao fogo alto até ferver, coloque os saquinhos com bacalhau e abaixe o fogo.  Deixe cozinhar por aproximadamente 40 minutos, durante esse tempo, o bacalhau vai descongelar e seu suco se juntará aos temperos.  Retire o bacalhau e reserve em local aquecido. Leve os sucos ao fogo alto para reduzirem mais ou menos em 50%, arrume o prato com a posta de bacalhau, purê de batata baroa e brócolis no vapor, regue com o suco reduzido e decore com tirinhas de pimentão.  Viva Heston Blumenthal!!!

2 postas de bacalhau de 3,8 pontos

Vitória da Conquista, 2011.

2 comentários:

Anônimo disse...

Geeeeeeeeeeeeeeeeeeeente, que prato elaborado... gostei dessas novidades! Cara ótima, prato lindo, bem Brasil!

Fanzona de Vanessa da Mata

daise disse...

Adooooro fãs, hahaha