sábado, 20 de agosto de 2011

Moqueca Baianixaba e Um Pirão Bem Baianinho

Bem, comprei duas lindas panelas de barro e não me aguentei, não dava pra esperar uma oportunidade, era preciso criar uma e decidi que no dia seguinte ia fazer uma moqueca.

Catei duas receitas, uma do livro da Bahia e outra do livro do Espírito Santo da Coleção Cozinha Regional Brasileira, pensei bem, e tinha me decidido fazer a receita baiana, mas cadê que eu achei dendê numa grande rede de supermercados do Nordeste??? marido me ajudou  a procurar e nada de dendê, daí tive que apelar pra mistureba, por isso a moqueca ficou baianixaba.

Foi a falta do dendê e a presença do camarão da moqueca capixaba e o modo de fazer e o leite de coco da moqueca baiana, no fim, ficou delícia!

Moqueca Baianixaba
365g pescada branca em postas
Suco de meio limão
2 colheres (chá) azeite
2,5 tomates
1/2 cebola
1 pimentão verde
200mL leite de coco
120g filé de camarão
Coentro, sal e pimenta moída na hora a gosto
          - tempere o peixe e o camarão com sal, pimenta e o suco do limão e reserve. Bata no liquidificador a cebola, os tomates, o pimentão e o coentro.  Na panela de barro coloque o azeite, e sele as postas de peixe, adicione os temperos batidos, acerte o sal e deixe levantar fervura. Acrescente o leite de coco e deixe cozinhar por mais 20 minutos, espalhe o camarão e rodelas de tomate e pimentão sobre a moqueca, tampe a panela e deixe no fogo por mais dez minutos. Sirva quente com arroz branco e pirão.


Pirão bem baianinho
 1 dente de alho
1/2 cebola
1/2 tomate
1 xícara (chá) caldo de peixe ou camarão ou frutos do mar
1/4 xícara (chá) farinha de mandioca torrada
Coentro e sal a gosto
            - bata o tomate, a cebola e o coentro no liquidificador, leve o alho a panela de barro, sem azeite nem nada, deixe começar a torrar, junte a mistura de temperos, acerte o sal e deixe levantar fervura. Acrescente a mandioca aos poucos, mexendo bem com ajuda de um batedor de arame para não empelotar. Quando ferver e engrossar retire do fogo e sirva imediatamente.


Moqueca: 4 porções de 4,8 pontos
Pirão: 15 colheres de servir de 0,3 ponto

Nenhum comentário: