sábado, 6 de agosto de 2011

Ragu

Se você jogar no oráculo (também conhecido como Google) ele te dará diversas explicações técnicas e históricas do que é um ragu, mas pra simplificar é um molho de carne, encorpado, cozido em fogo baixo, por um período longo e que a italianada chama de "molho da mamma", hihihi, apesar de ter sido criado na França.

Tem ragu toscano, napolitano, bolonhese etc e tal, esse é o meu ragu, meio bolonhese, meio tradicional, meio inspirado em Jamie, meio francês e meio ragu, porque o tempo de cozimento dele foi encurtado pela pressa do marido em sair :(

O lance é ter uma boa faca, bem afiada, porque pra fazer um ragu o ideal é picar a carne bem pequenininha, com a ponta da faca, podemos dizer que pra fazer um ragu é preciso paciência e cuidado.  Mas o tempero, o toque, o jeito de fazer é pessoal, segue o meu:

1 cebola
100g cenoura
3 colheres (sopa) salsinha picada
2 colheres (sopa) cebolinha picada
2 galinhos de alecrim
50g paio
150g carne bovina magra, limpinha e picada com a faca em pedaços menores que 0,5 x 0,5cm
3 tomates bem maduros picados
Sal e pimenta a gosto.
          - No processador bata os seis primeiros ingredientes, leve tudo ao fogo médio até secar bem. Tempere a carne com sal e pimenta, junte aos demais ingredientes, mexendo bem por dois minutos. Acrescente o tomate, misture, tampe a panela e deixe "murchar" por uns cinco minutos.  Destampe, acrescente meio litro de água, abaixe o fogo, acerte o sal e a acidez do molho (se preciso), tampe a panela e deixe cozinhar.  De tempos em tempos mexa e, se preciso, acrescente mais água. O ideal é que ele fique cozinhando por uma hora e meia a duas horas.  O de hoje cozinhou uma horinha só, mas ficou delicioso.  Sirva acompanhado de arroz ou como molho pra uma massa, que foi o caso de hoje.

2 porções de 3,4 pontos

Nenhum comentário: