Bem, as vezes eu assisto a programas na tv e fico com o bicho carpinteiro atacado...
Vendo o programa do Heston Bluementhal fiquei intrigada com o jeito que ele cozinhou uma carne, selada a vácuo, num banho-maria a 62 ºC!!!
Muito laboratorial, é fato, mas pensei que talvez, eu pudesse testar algo parecido, e foi assim que fiz com meu lindo bacalhau de hoje.
Como não tenho uma seladora a vácuo fiz o meu melhor com um saquinho zip-lock, onde coloquei os temperos, meu bacalhau ainda congelado e levei pra cozinhar em água fervendo, que por conta do bacalhau congelado, deixou de ferver e se manteve quente, mas não ferveu mais até o final do processo.
Eu não gosto da gastronomia molecular, mas gostei da experiência, da textura e do sabor desse meu bacalhau à Blumenthal.
500g bacalhau dessalgado e congelado (duas postas altas)
30ml vodca
2 colheres (chá) alho processado
sal e pimenta moída na hora, a gosto
2 saquinhos com zip-lock
- coloque metade da vodca, uma folha de louro, sal e pimenta em cada saquinho, sacuda bem pra misturar, coloque a posta de bacalhau. Sacuda mais um pouco pros temperos se juntarem ao bacalhau, retire a maior quantidade de ar possível e feche bem. Leve uma panela grande com bastante água ao fogo alto até ferver, coloque os saquinhos com bacalhau e abaixe o fogo. Deixe cozinhar por aproximadamente 40 minutos, durante esse tempo, o bacalhau vai descongelar e seu suco se juntará aos temperos. Retire o bacalhau e reserve em local aquecido. Leve os sucos ao fogo alto para reduzirem mais ou menos em 50%, arrume o prato com a posta de bacalhau, purê de batata baroa e brócolis no vapor, regue com o suco reduzido e decore com tirinhas de pimentão. Viva Heston Blumenthal!!!
2 postas de bacalhau de 3,8 pontos
Vitória da Conquista, 2011.
2 comentários:
Geeeeeeeeeeeeeeeeeeeente, que prato elaborado... gostei dessas novidades! Cara ótima, prato lindo, bem Brasil!
Fanzona de Vanessa da Mata
Adooooro fãs, hahaha
Postar um comentário