sexta-feira, 1 de abril de 2011

Panquecas de Frango

Pra inaugurar uma linda panquequeira novinha em folha lá vai a receita:

150 g de mix de panqueca da Nigella, ops, acho que precisamos falar sobre isso antes...

Nigela Lawson é uma "chef" inglesa que apresenta programas de comer na tv fechada, já publicou alguns livros e adora comer, num dos livros dela, o Nigella Express, tem a receita deste mix pra panquecas que é uma mão na roda, você prepara e deixa a mão pra quando bater o desejo de uma panqueca quentinha, seja no almoço ou no café da manhã, como fazem os americanos. Vamos a receitinha do mix.

Mix para Panquecas da Nigella
600g de farinha de trigo
3 colheres (sopa) fermento em pó
1 colher (chá) sal
40g açúcar
            - coloque todos os ingredientes num recipiente com tampa, sacuda bem pra misturar e reserve. Se você abrir o pote imediatamente depois de sacudir vai respirar uma nuvem de mix, então dê um minutinho pra poeira assentar.

4 porções de 10 pontos


Panquecas
150g mix para panquecas da Nigella
1 ovo
200ml leite desnatado
1 colher (sopa) manteiga derretida
            - coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até homogeneizar. Esquente sua linda panquequeira antiaderente, sem manteiga, óleo ou outra gordura, e coloque uma concha cheia da massa, espalhe por toda a panquequeira, doure dos dois lados, recheie e leve ao forno para gratinar se desejar.

Recheio
1/2 peito de frango
1 colher (chá) missô
2 xícaras (chá) molho de tomate caseiro (quando eu fizer de novo, posto a receita aqui, zero ponto!)
1/4 xícara (chá) cogumelos em conserva fatiados
            - Leve ao fogo 200ml de água, quando ferver junte o peito de frango inteiro e dissolva bem o missô, deixe cozinhar por 20 minutos ou até quase secar a água. Desfie o frango, e aqui damos uma pausa para o pulo do gato.

Desfiar frango é chato e dá trabalho, como fazer isso na hora do almoço com pouco tempo para a execução do mesmo?? Simples, pegue seu peito de frango inteiro e bata na batedeira.

É, na batedeira de bolo mesmo, comece na velocidade mais baixa e vá aumentando conforme o seu desejo por um desfiado mais fino ou mais grosseiro

Em cinco minutos você tem um peito de frango inteiro desfiado uniformemente e com cara de ter sido desfiado por uma profissional, aquelas que fazem milhares de coxinhas por semana.

Feito isso, coloque seu frango desfiado na panela com o restinho do caldo em que ele foi cozido, acrescente o molho de tomate caseiro e os cogumelos, deixe ferver até engrossar bem o caldo.

Recheie as panquecas conforme forem ficando prontas, disponha numa travessa e cubra com o molho que sobrar, se quiser salpique queijo ralado e leve ao forno para gratinar, eu não fiz isso dessa vez, já estava lindo demais.



7 porções de 2,2 pontos (só a massa)
7 porções de 0,5 ponto (só o molho)
7 panquecas de 2,7 pontos

Vitória da Conquista, 2011.

3 comentários:

Unknown disse...

Adorei as panquecas, lindas e gorduchas, porque aquela história de coisas minguadas é coisa do passado, rsrs.

Zezel disse...

Você é profissional, Daíse! Didática!(risos)
Adorei.
Só preciso aprender a calcular os pontos pra variar o recheio, não sou muito chegada a frango.
Beijocas

Unknown disse...

Para acabar com sofrimento de desfiar peito de frango, agora está vedendo já desfiado. Uma maravilha, só basta colocar os temperinhos...rsrs