sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Tagine de Peixe, Sensacional!!!

É assim: eu cismo com alguma coisa (geralmente uma panela!) e fico com aquilo girando na minha cabeça dia após dia, sem parar.

Foi assim com a wok, foi assim com a paellera, foi assim com a moquequeira, foi assim com o caldeirão de barro pra fazer feijoada e assim é com a panela de tagine.  

Nunca encontrei uma de verdade, mas um dia fui numa lanchonete árabe e a decoração das mesas era uma panelinha de tagine feita de cerâmica, eu quis comprar mas o moço dono do lugar me deu uma de presente, pediu só pra eu não revelar quem tinha me dado, hehe.

Jamie ensinou um truque (sempre ele), de usar qualquer panela e fazer um cone (tipo um megafone) de papel alumínio, encaixar na panela e tampar bem, diz ele que funciona igual e eu tenho feito isso e tem funcionado bem.

Já fiz tagine de carne, de frango e de carneiro, mas vi ele ensinando uma de peixe e pensei: por que não?  Pois bem, fiz e não me arrependi, hehehe.

Era pra ter feito harissa, de um livro lindo sobre especiarias que Virgínia me deu de aniversário, pra misturar no iogurte e no tagine mas meu marido não está pronto pra essa experiência, acho que harissa aqui em casa precisa ser opcional e não já vir na receita, daí deixei a harissa de fora, ao menos dessa vez!

270g linguado em iscas largas
170g mexilhão limpo
20g cebola fatiada bem fininha
30g azeitona em rodelas
15ml azeite
5g salsa fresca
220g tomate
Sal, pimenta vermelha seca e garan masala a gosto
            - aqueça bem a panela (eu uso a moquequeira), junte o azeite, a cebola e as azeitonas, acrescente um pouco do linguado picadinho (1/5 do total aproximadamente) e deixe refogar até a água secar.  Junte os temperos a gosto (usei pouca pimenta e 1 colher (chá) cheia de garan masala), e o tomate picado (metade grosseiramente e metade bem picadinho), tampe com o cone de papel alumínio e deixe cozinhar por cinco minutos, destampe cuidadosamente para não estragar o cone, acrescente o mexilhão e a salsinha, misture bem e tampe novamente, deixe assim por dez minutos, destampe e jogue a tampa fora, acrescente as iscas de peixe, misture bem e tampe com uma tampa normal.  Deixe cozinhar por mais cinco minutos, destampe, acerte o sal se preciso, deixe engrossar um cadico e sirva a seguir, com couscous e uma boa colherada (ou duas se a pimenta for demais pra você) de iogurte, eu usei iogurte grego e ficou show.

1 porção de 18,3 pontos onde comem três com fartura ou quatro educadamente.
(793,5cal, 39,3gtot e 3,9fibra)

Vitória da Conquista, 2013.

Nenhum comentário: