domingo, 7 de agosto de 2011

Cebolas e Batatas Assadas no Balsâmico com Porco Assado

Bem, eu geralmente escolho as receitas (quando não as invento) pela seguinte ordem: foto atraente, ingredientes que me agradam e modo de fazer que não leve muitas horas.

Quando vi essa receita no meu livro novo do Jamie a foto me conquistou, mas ao olhar os ingredientes lá estava ele, o maldito vinagre balsâmico, eu não gosto dele, nunca gostei, mas vivo insistindo, vai que mudo de idéia...

Ao ler o modo de fazer, complexo diga-se de passagem, Jamie me ganhou, ele começa assim: "Este prato utiliza um monte de vinagre balsâmico, mas, confie em mim, funciona muito bem!"  Ora bolotas, como é que eu vou discutir com ele? me joguei na receitinha que de fato ficou ótima.


Cebolas e Batatas Assadas no Balsâmico
300g batata cortada em oito partes
20g manteiga light
1 colher (chá) azeite
3/4 cebola cortada em tiras
70ml de vinagre balsâmico
sal, pimenta, alecrim e alho a gosto
            - numa assadeira coloque a manteiga e o azeite, leve essa assadeira a boca do fogão, de média a alta, junte o alho e o alecrim, acrescente as batatas e misture. Junte as cebolas, o balsâmico e cozinhe por cinco minutos.  Tempere com sal e pimenta e leve ao forno médio na prateleira mais alta.  Asse por 50 minutos até que as batatas e a cebola estejam escuras, grudentas e crocantes.


2 porções de 3 pontos


1 filé mignon suíno de 300g
1 colher (sobremesa) azeite
1/4 cebola
30ml de vodca
alho, sal, pimenta, alecrim, salsinha a gosto
            - pique todos os temperos numa tábua, acrescente o sal, e aperte o filé mignon para que os temperos grudem nele.  Numa assadeira coloque o azeite, leve essa assadeira a boca do fogão, de média a alta, sele o porco, deixando que doure de todos os lados, junte a cebola, misture bem e leve ao forno médio na prateleira mais baixa.  Asse por uma hora atentando para que a carne não fique seca. Retire a carne da assadeira, mantenha aquecida.  Volte a assadeira para a boca do fogão, amasse os temperos que sobraram nela, raspando bem para que se soltem do fundo. Junte a vodca e deixe apurar até reduzir a metade do volume.  Coe e sirva com a carne fatiada.

3 porções de 5,8 pontos

Vitória da Conquista, 2011.

Um comentário:

Anônimo disse...

Hum... bonito mesmo! Fiquei curiosa pra a foto do Jamie, hihi.

Virgínia