quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Um bolo pra Julia Child!

Pois é, hoje Julia Child faria 100 anos se ainda estivesse viva.  Eu a conheci por conta do blog/livro/filme e virei fã, ainda não criei coragem pra comprar os livros dela, mas um dia eu farei isto.

Me perguntei como iria homenagear Julia Child num lanchinho noturno?? Não dava pra fazer nada da alta gastronomia francesa em tão pouco tempo, mas aí lembrei do meu livro lindo: Enciclopédia de Gastronomia Francesa!

Tirei de lá essa receita, de bolo mármore, acho que ficou tão bom quanto Julia merece!  Só que com margarina light!!!

125g margarina light
125g açúcar
3 ovos
160g farinha de trigo
1 colher (sopa) fermento em pó
20g chocolate em pó 55%cacau
Raspas de limão siciliano a gosto
            - deixe todos os ingredientes a temperatura ambiente.  Pré-aqueça o forno a 200 ºC.  Bata a margarina com o açúcar até formar um creme bem fofo e claro.  Incorpore os ovos, um a um, batendo sempre.  Adicione a farinha de trigo peneirada com o fermento.  Divida a massa em duas partes, adicione as raspas de limão em uma parte e chocolate em pó na outra.  Disponha numa assadeira untada e enfarinhada, eu fiz assim, alternei colheradas de massa branca e massa de chocolate, mas pode ser de qualquer jeito, porque o lance é ficar misturado e lindo.  Abaixe o forno pra 180 ºC, e deixe o bolo assando por aproximadamente 40 minutos ou até dourar.

14 fatias de 2,9 pontos cada
(126,5cal, 4,6gtot, 19,3carb, 2,5prot e 0,6fibra)

Vitória da Conquista, 2012.

Nenhum comentário: