domingo, 26 de agosto de 2012

Entre xícaras, colheres, gramas e eme-eles!


Eu vivo sendo questionada a respeito da forma que posto as receitas.  Eu sinto muita dificuldade em usar medidas como xícara de chá, colher de sopa, colher de chá, já que apesar de existirem medidas-padrão, nem sempre aquilo que você tem em casa é uma medida padrão.
         
Uma colher de sopa padrão, por exemplo, tem 15ml, mas aqui em casa eu tenho uma colher de sopa que cabe 7ml e outra que cabe 13ml.  Por isso comprei medidores tanto de xícaras quanto de colheres.  De acordo com Rita Lobo, os melhores são esses para xícaras e esses para colheres, nesse post ela também explica porque em algumas receitas é necessária a medida em gramas.
         
Mas mais do que padronizar a medida, eu peso todas as coisas pra facilitar a conta e conseguir calcular os pontos, minha rotina para cozinhar é a seguinte: faço o mise en place (separo tudo, na ordem que vai ser usado, pico, descasco etc.), peso tudo, anoto num caderninho, preparo o prato, enquanto ele está no fogo eu vou até este site e anoto quanto vale cada um dos alimentos que eu utilizei.  
       
Eu uso um aplicativo no tablet que requer 15 dados diferentes (calorias, gorduras totais e frações, sódio, potássio, carboidratos, fibras, proteínas, vitamina A e C, cálcio e ferro), eu preciso de todas essas informações pra cada prato que preparo, para cadastrar no tal aplicativo.  No final dessas contas todas, divido pelo número de porções que o prato rendeu e posto aqui. Deu pra sacar que eu tenho um trabalhão toda vez que faço algo pra comer, por isso no final ainda ter que converter em xícaras e colheres, me dá uma preguiça danada.

Eventualmente eu postarei alguma receita em xícaras e colheres, mas na maioria das vezes vou manter as informações em gramas mesmo, pra facilitar, segue um link com equivalências.

Vitória da Conquista, 2012.

Nenhum comentário: