segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Pão pra toda obra

Quando eu digo que Jamie está no topo da minha lista de favoritos é por todas as coisas fantásticas que ele faz e que em geral são simplérrimas e você pensa: oh meu Deus, como não pensei nisso antes?

Essa receita de pão é do primeiro livro que ganhei dele dele que ganhei (onde já se viu, Jamie me dando presente?!?), resgatei hoje, porque eu sou daquelas que quando fica feliz cozinha, e geralmente quando eu fico feliz, eu asso pão!

A receita serve pra uma variedade sem fim de pães, eu fiz dois tipos, a focaccia que está lá no fundo e esses pães fofinhos aí na frente da foto.

20g fermento biológico seco
15g mel
300ml água morna
440g farinha de trigo
15g sal
            - dissolva o fermento e o mel na água morna, acrescente a farinha aos poucos, e vá sovando (amassando com vontade). Junte o sal, antes de terminar de adicionar a farinha. Garanta que a massa fique úmida mas que solte das mãos. Sove por cinco minutos. Tudo isso pode ser feito num processador ou numa batedeira potente, mas também é bom fazer na mão. Faça uma grande bola de massa, coloque numa assadeira, dê talhos em forma de cruz no topo da massa (ajuda a crescer) e deixe descansar para dobrar de volume. O tempo em que a massa fica crescendo vai variar conforme a temperatura do dia, em média entre 40 minutos e uma hora e meia. Depois de crescida, sove a massa vigorosamente por um minuto pra tirar todo o ar dela. Molde conforme o pão que for fazer e deixe crescer mais uma vez até dobrar de volume. Asse conforme o tipo de pão que for fazer e depois de assado deixe-o esfriar em uma grade antes de servir.

1 massa com 28 pontos.

Eu dividi a massa em duas partes, uma pra fazer os pães (15 pães de 25g) e outra pra focaccia (325g).

Focaccia
Depois de tirar o ar da massa, abra ela até a espessura de 1,5cm, não carece ficar linda e perfeita porque a focaccia é um pão rústico. Coloque a massa numa assadeira polvilhada com farinha de trigo, cubra com o recheio de sua preferência (usei tomate picado com manjericão) e afunde seus dedos na massa, fazendo uns buracos, característicos desse pão. Deixe crescer por 45 minutos. Asse na temperatura mais alta do forno por 15 minutos. Deixe esfriar ligeiramente sobre uma grade e sirva com azeite. A cobertura da focaccia é feita a gosto do freguês, eu fiz com tomate e manjericão pra não acrescentar mais pontos, hehe.

6 fatias de 2,2 pontos


Pãozinho Rústico
Depois de tirar o ar da massa eu dividi ela em 15 pedaços de 25g. Abra cada um e enrole como um rocambole, faça três cortes diagonais sobre cada um deles e deixe crescer por 45 minutos. Asse na temperatura mais alta do forno por 15 minutos. Se seu forno for porreta ele estará dourado por cima e por baixo, mas se for mais ou menos feito o meu, leve ao forninho elétrico, só com a resistência de cima ligada em 200 ºC por dois minutos. Deixe esfriar ligeiramente sobre uma grade e sirva.

15 pães de 1 ponto cada

Vitória da Conquista, 2011.

Um comentário:

Márcia disse...

Adorei seu blog, e já te sigo.
Só tava pesquisando uma receita com linguado e te encontrei,rs.
Bjus