sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Polenta com Ragu de Carne de Sol

Quando eu fiz aquela carne de sol com batatas eu já desenhei esse prato na cabeça, não sosseguei enquanto não fiz esse bendito ragu.

245g carne de sol de primeira
10g alho
25g cebola
1 lata de tomate pelado com o suco
150g fubá mimoso
1g curry em pó
Salsinha a gosto
            - corte a carne de sol na ponta da faca (bem miudinho, o menor que conseguir), reserve. Numa panela bem quente doure a cebola e o alho.  Acrescente a carne e refogue bem até secar.  Junte o tomate pelado bem picadinho e o caldo, abaixe o fogo e deixe encorpar, acrescente uma lata (a do tomate) de água, tampe a panela e deixe encorpar de novo, repita essa operação por ao menos uma hora.  A carne vai cozinhar de desmanchar, o tomate vai se transformar num molho denso e os sabores se integrarão de tal forma que parecerão uma coisa só.  Nos últimos vinte minutos prepare a polenta, numa panela funda coloque água três vezes a quantidade de fubá, misture o fubá e o curry, junte os dois com a água, misturando bem até dissolver.  Acenda o fogo e mexa sem parar até engrossar e cozinhar.  Arrume numa assadeira e reserve.  Na panela do ragu acrescente salsinha, misture bem, espalhe sobre a polenta e sirva com queijo parmesão ralado.

6 porções de 2,7 pontos
(152,2cal, 1,7gtot e 2,3fibra)

Vitória da Conquista, 2012

domingo, 26 de agosto de 2012

Carne de Sol com Batata Corada... e manteiga!

Hoje queria um almocinho simples, mas de domingo!

Batatas coradas
466g batata com casca
10g manteiga
Sal a gosto
            - cozinhe as batatas com sal,escorra e reserve.  Numa frigideira bem quente, no fogo baixo, derreta a manteiga e doure as batatas, lentamente, virando de tempos em tempos para que ela fique bem coradinha.

3 porções de 1,7 pontos
(114,0cal, 2,9gtot, 19,3carb, 4,0prot e 3,9fibra)

Carne de Sol na Chapa com Cebola e Manteiga
250g carne de sol de primeira (usei contra-filé)
38g cebola fatiada
10g manteiga
            - corte a carne em tiras, numa travessa misture tudo. Aqueça uma grelha/chapa e doure a carne!

3 porções de 2,8pontos
(120,9cal, 4,9gtot, 1,3carb, 16,8prot e 0,2fibra)

Vitória da Conquista, 2012.

Entre xícaras, colheres, gramas e eme-eles!


Eu vivo sendo questionada a respeito da forma que posto as receitas.  Eu sinto muita dificuldade em usar medidas como xícara de chá, colher de sopa, colher de chá, já que apesar de existirem medidas-padrão, nem sempre aquilo que você tem em casa é uma medida padrão.
         
Uma colher de sopa padrão, por exemplo, tem 15ml, mas aqui em casa eu tenho uma colher de sopa que cabe 7ml e outra que cabe 13ml.  Por isso comprei medidores tanto de xícaras quanto de colheres.  De acordo com Rita Lobo, os melhores são esses para xícaras e esses para colheres, nesse post ela também explica porque em algumas receitas é necessária a medida em gramas.
         
Mas mais do que padronizar a medida, eu peso todas as coisas pra facilitar a conta e conseguir calcular os pontos, minha rotina para cozinhar é a seguinte: faço o mise en place (separo tudo, na ordem que vai ser usado, pico, descasco etc.), peso tudo, anoto num caderninho, preparo o prato, enquanto ele está no fogo eu vou até este site e anoto quanto vale cada um dos alimentos que eu utilizei.  
       
Eu uso um aplicativo no tablet que requer 15 dados diferentes (calorias, gorduras totais e frações, sódio, potássio, carboidratos, fibras, proteínas, vitamina A e C, cálcio e ferro), eu preciso de todas essas informações pra cada prato que preparo, para cadastrar no tal aplicativo.  No final dessas contas todas, divido pelo número de porções que o prato rendeu e posto aqui. Deu pra sacar que eu tenho um trabalhão toda vez que faço algo pra comer, por isso no final ainda ter que converter em xícaras e colheres, me dá uma preguiça danada.

Eventualmente eu postarei alguma receita em xícaras e colheres, mas na maioria das vezes vou manter as informações em gramas mesmo, pra facilitar, segue um link com equivalências.

Vitória da Conquista, 2012.

sábado, 25 de agosto de 2012

Pão com Gorgonzola da Priscila Drummond

Nem só de comidas com poucos pontos vive uma pessoa, hehe.  Ando doente, tomando uma pá de remédios e sem poder beber, com isso me sobraram alguns pontos flex e decidi gastá-los com uma gordice deliciosa que comi na casa de Priscila Drummond tempos atrás.

1 pão rústico/italiano (200g)
100g gorgonzola
150g requeijão light
            - numa panela derreta o gorgonzola com o requeijão e deixe apurar até formar um creme grosso.  Corte uma tampa do pão, retire o miolo, formando um buraco, pique e reserve. Preencha o buraco formado com o creme de gorgonzola, tampe e leve ao forno baixo por  20 minutos.  Pegue a tampa, pique em pedaços pequenos e use-a (e o miolo reservado) pra passar no molho.  Delícia!

Serve dois gulosos! Ou quatro civilizados com outros acompanhamentos :)

2 porções de 12,9 pontos
(565cal, 25,4gtot, 53,7carb, 29,5prot e 2,7fibra)

Vitória da Conquista, 2012.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Paella Marisqueira

Dia de encontro, que dia mais feliz!  Esse foi especial, Mila vai viajar, vai ficar quinze dias fora e estava guardando uns frutos do mar maravilhosos pra gastar com a gente.

Nada melhor que uma paella pra gastar camarões tão GIGANTESCOS quanto estes.

450g arroz arbório
500g mexilhão
1kg camarões médios
1kg camarões gigantes
1 dose de cachaça
Sal, cebola, alho, manteiga e açafrão a gosto
           - Numa frigideira alta derreta um tico de manteiga e doure o alho.  Pegue os camarões gigantes e salteie levemente, dos dois lados até começar a ficar rosa, reserve.  Jogue meio litro de água nesta frigideira e deixe em fogo baixo. Numa paellera bem quente,  em fogo baixo, doure a cebola. Acrescente o arroz, refogue por dois minutos, jogue a dose de vodca e mexa até evaporar.  Acrescente os pistilos de açafrão e o mexilhão. Vá acrescentando o caldo da frigideira aos poucos, igual a um risoto, mas mexendo só de vez em quando das beiradas para o centro. Quando o arroz estiver quase al dente junte os camarões médios e acerte o sal, espalhe na paellera por igual e arrume os camarões gigantes sobre a paella.  Espere o caldo secar e sirva.

9 porções bem servidas de aproximadamente 8,4pontos
(412cal, 7gtot, 49carb, 57prot e 2 fibra)

Vitória da Conquista, 2012.

Peito de Frango Recheado e Vinagrete de Feijão Fradinho

Quando eu era mais nova e cozinhava pra minha mãe, as vezes, bem de vez em quando, minha mãe comprava esse franguinho pro almoço.

Eu nunca mais encontrei no mercado pra vender, e se encontrar de hoje em diante nem perco meu tempo, porque o meu ficou show de bola!

Recheei com champignon e mussarela, nhamm, nhamm :)

235g filé de peito temperado (mais ou menos 1cm de altura)
44g champignon fatiado
4g alho
10g manteiga
30g mussarela
Farinha de trigo para empanar
           - com uma faca bem afiada abra o filé de peito, sem separar as partes e reserve.  Numa frigideira bem quente, doure o alho, junte o champignon e refogue até secar bem.  Recheie o peito com mussarela e o champignon refogado, feche e passe na farinha, sem exagerar.  Na mesma frigideira que refogou o champignon, derreta a manteiga e doure os peitos recheados.  Sirva com arroz e um vinagrete de feijão fradinho.  Aproveite e mate as saudades da pré-adolescência :)

3 peitos de 3,1pontos
(136,3cal, 4,9gtot, 1,4carb, 20,7prot e 0,4fibra)

Vinagrete de feijão fradinho
140g feijão fradinho cozido
41g pimentão amarelo
32g tomate
44g cebola
5ml azeite
Sal a gosto
            - pique tudo bem pequenininho, misture bem e sirva frio ou gelado.

8 colheres (servir) de 0,4ponto
(31,2cal, 0,8gtot, 4,8carb, 1,4prot e 1,4fibra)

Vitória da Conquista, 2012.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Casquinha de Siri

Comprei uma carne de siri linda e fiquei sem saber o que fazer com ela, daí acordei e pensei: Já sei, vou fazer casquinha de siri!

Mas eu não tenho as cumbuquinhas lindas que o povo beira-mar usa pra fazer as ditas, daí simplesmente coloquei numa travessa oval e fui feliz.

250g carne de siri
30g cebola picadinha
50g requeijão light
80g tomate pelado bem picadinho
5ml azeite
20g parmesão ralado
Sal e pimenta a gosto
            - Numa panela doure a cebola no azeite, acrescente a carne de siri e o tomate, refogue, em fogo baixo, por cinco minutos.  Acerte o sal e junte a pimenta.  Acrescente o requeijão, misture bem e assim que começar a ferver desligue.  Arrume numa travessa, salpique o queijo ralado e leve ao forno para gratinar.

4 porções de 2,7pontos
(114,2cal, 5,2gtot, 1,8carb, 14,6prot e 0,3fibra)

Vitória da Conquista, 2012.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

A macarronada da minha avó!

Sigo adoentada, sem muita vontade de fazer qualquer coisa...

Pra almoçar pensei em "comfort food", pensei na minha avó, pensei no macarrãozinho de domingo e fiz, com algumas modificações claro!

200g massa caseira com ovos
1 lata de tomate pelado
1 punhado de manjericão
3 ovos
Sal a gosto
            - cozinhe os ovos e fatie.  Coloque a lata de tomate pelado com todo o conteúdo (tomates e suco) numa frigideira bem quente, amasse com o amassador de batatas e deixe apurar.  Quando estiver bem grossinho, acerte o sal, junte o manjericão e deixe ferver mais uns dois minutos.  Junte a massa al dente, arrume numa travessa, cubra com as fatias de ovos cozidos e sirva imediatamente.

3 porções de 6,3 pontos

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Pizza de Banana com Canela

Hoje foi dia de encontro, e eu estava com vontade de pizza de banana com canela.  Daí fiz um disco em casa e levei, delícia!!!

1 disco de massa de pizza pronta
75g mussarela
150g banana prata
10g canela em pó
           - arrume a mussarela sobre o disco, espalhe as rodelas de banana, salpique a canela em pó e asse até o ponto que mais te agradar.

8 fatias de 2,3 pontos.

Vitória da Conquista, 2012.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Um bolo pra Julia Child!

Pois é, hoje Julia Child faria 100 anos se ainda estivesse viva.  Eu a conheci por conta do blog/livro/filme e virei fã, ainda não criei coragem pra comprar os livros dela, mas um dia eu farei isto.

Me perguntei como iria homenagear Julia Child num lanchinho noturno?? Não dava pra fazer nada da alta gastronomia francesa em tão pouco tempo, mas aí lembrei do meu livro lindo: Enciclopédia de Gastronomia Francesa!

Tirei de lá essa receita, de bolo mármore, acho que ficou tão bom quanto Julia merece!  Só que com margarina light!!!

125g margarina light
125g açúcar
3 ovos
160g farinha de trigo
1 colher (sopa) fermento em pó
20g chocolate em pó 55%cacau
Raspas de limão siciliano a gosto
            - deixe todos os ingredientes a temperatura ambiente.  Pré-aqueça o forno a 200 ºC.  Bata a margarina com o açúcar até formar um creme bem fofo e claro.  Incorpore os ovos, um a um, batendo sempre.  Adicione a farinha de trigo peneirada com o fermento.  Divida a massa em duas partes, adicione as raspas de limão em uma parte e chocolate em pó na outra.  Disponha numa assadeira untada e enfarinhada, eu fiz assim, alternei colheradas de massa branca e massa de chocolate, mas pode ser de qualquer jeito, porque o lance é ficar misturado e lindo.  Abaixe o forno pra 180 ºC, e deixe o bolo assando por aproximadamente 40 minutos ou até dourar.

14 fatias de 2,9 pontos cada
(126,5cal, 4,6gtot, 19,3carb, 2,5prot e 0,6fibra)

Vitória da Conquista, 2012.

Porquinho e beterraba assados lindamente!

Depois de muitos dias corridos, adoentada e sem vontade de comer, eu voltei pra cozinha!

E já fui logo chegando com o pé na porta, se é pra voltar que seja arrasando, hahaha.

Dois sucessos gigantes de Jamie: Carne de Porco Assada Perfeita e Salada Quente de Beterrabas, tudo junto e misturado.

1kg alcatra suína temperada
1 cebola grande
1 beterraba grande
1 colher (servir) cheia de alho poró fatiado
1 colher (sopa) azeite
            - Pré-aqueça o forno a 240 ºC por 30 minutos.  Enquanto isso, fatie a cebola e separe os anéis, misture com o alho poró e o azeite e faça uma caminha na assadeira para o porco.  Coloque a assadeira no forno e abaixe para 200 ºC, deixe lá por 40 minutos.  Cozinhe a beterraba inteira, sem tempero e sem descascar, por mais ou menos 20 minutos, ou até ficar macia. Escorra, descasque e faça rodelas bem finas.  Tire o porco do assadeira, misture a beterraba na caminha de cebola com alho poró, devolva o porco pra cama, cubra a assadeira com papel alumínio e volte para o forno por mais 20 minutos.  Retire o papel alumínio, ligue o grill e deixe a gordurinha do porco pururucar.  Desligue o fogo, cubra novamente com papel alumínio, deixe descansar por cinco minutos dentro do forno mesmo.  Retire,  fatie o porco e sirva com arroz fresquinho.

5 porções de 4,1 pontos
(124,3cal, 9,2gtot, 6,4carb, 4,3prot e 1,3fibra)

Vitória da Conquista, 2012.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Reaproveitando...

Descongelei esse tagine, juntei 63g cenoura picada, 63g batata baroa, 144g batata inglesa, coloquei tudo na panela e deixei refogar até a baroa derreter.  Desliguei o fogo e juntei um punhado de salsinha.

2 porções de 3,8pontos

Vitória da Conquista, 2012.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

A noite, em casa, fazer o quê??

Uma noite "quase" alemã, ora bolas!!!

No Café Society, onde a gente canta/toca sempre, eles servem uma tábua alemã que leva chucrute, salsichão, três tipos de mostarda e um pão preto, tipo australiano.  Deu a doida e eu decidi reproduzir :)

Pão australiano
280ml água
20g margarina light
1/4 xícara (chá) mel
400g farinha de trigo
100g farinha de centeio
20g chocolate em pó
30g açúcar mascavo
5g sal
5g fermento biológico seco
Fubá para polvilhar
            - misture bem todos os ingredientes, exceto o fubá, molde 37 bolinhas, polvilhe com fubá e deixe crescer por uma hora ou até dobrar de volume.  Asse em forno médio por 20 a 30 minutos.

37 pães de 1,1 pontos
(59,6cal, 0,6gtot, 12,9carb, 1,7prot e 0,8fibra)

Chucrute rápido
Usei essa receita aqui, fiz a conta pra usar apenas 1/4 de repolho e tirei o creme de leite, ficou excelente!

12 colheres (sopa) 0,5 pontos
(28,2cal, 0,6gtot, 1,3carb, 0,3prot e 0,4fibra)

Vitória da Conquista, 2012.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Risoto de Presunto Cru e Damasco

Risoto e nada mais!!!

190g arroz arbório
50g presunto cru
20g damasco
15g gruyère ralado
1 dose de vodca
Caldo de legumes o suficiente
            - pique o presunto em tirinhas, separe uma pequena parte (1/5 mais ou menos) e jogue na panela quente, junto com o arroz.  Refogue ligeiramente, junte a vodca e daí por diante prossiga normalmente com o preparo.  No segundo acréscimo de caldo, junte o damasco picado, quando o arroz estiver al dente junte o restante do presunto, misture bem e retire do fogo.  Acrescente o gruyère e sirva imediatamente.

9 colheres (servir) 2,1 pontos
(105,3cal, 1,8gtot, 18,5carb, 3,6prot e 0,7fibra)

Vitória da Conquista, 2012.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Refogadinho de abóbora com carne

Tenho tido dias corridos e cozinhar está sendo uma raridade, infelizmente.

Pra aproveitar uma abóbora congelada, fiz esse refogadinho.

265g coxão duro moído duas vezes
20g alho
220g molho de tomate 0%gordura
350g abóbora picadinha
1g salsinha fresca
Sal e pimenta a gosto
            - tempere a carne e doure na panela bem quente, com o alho.  Acrescente a abóbora, refogue bem, acerte o sal.  Cubra com água, abaixe o fogo e deixe cozinhar até quase secar.  Junte o molho, misture bem, cozinhe mais uns dez minutos.  Desligue o fogo, junte a salsinha e sirva.

15 colheres (servir) de 0,9 ponto
(39,7cal, 1,4gtot, 3,1carb, 4,0prot e 0,5fibra)