quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Salada de Cenoura e Cominho Tostado

Bem, essa salada foi uma escolha desafiadora.  Olhei pras opções, pensei que talvez fosse possível dar um passo além na baianidade, kkkk.

Cominho e coentro, ao mesmo tempo, bem, aí foi demais...

Fiz metade desta receita, substituindo apenas as sementes de girassol por amêndoas e o coentro por salsinha.

A salada é ótima e o cominho tostado é outra coisa, tem gosto de cominho mas não só.  Foi uma boa aventura, só não sei se tenho coragem de repetir, ahahah.

1 porção gigante (duas vezes esse prato da foto) de 4,8 pontos

Vitória da Conquista, 2011.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Salada de Alfaces, Rúcula e Molho de Ameixa ao Balsâmico

Uma daquelas descobertas incríveis...

A melhor salada dos últimos tempos, direto do Simplesmente Delícia!

Fiz metade da receita e a segui a risca, exceto pela adição de alface crespa e americana, pra fazer minha salada beeeem volumosa.

1 porção de 2,5 pontos

Vitória da Conquista, 2011

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Salada de Repolho e Maçã

Bem, iniciamos uma nova fase em nossas vidas hoje, eu e meu amor, e pra sobreviver a ausência dele, em alguns dias da minha semana, eu preciso de cor e sabor.

Estou pra conhecer forma mais perfeita de agregar um ao outro do que numa salada :)

Esta salada e as próximas que farei esta semana peguei neste blog: Simplesmente Delícia, que nem sei como encontrei mas achei lindo.  Lá tem receitas que nos deixam com vontade de cozinhar e fotos que nos dão água na boca.

Eu fiz umas alterações na receita original, pra ficar mais VP (ia muito azeite e óleo de gergelim, que eu adio, adio, adio e nunca compro) e comi apenas esta salada no meu almoço, ficou assim:

1 xícara (chá) repolho roxo fatiado bem fininho (80g)
1 punhado de manjericão
1/3 maçã daquelas da Branca de Neve picada em cubos (70g)
1 colher (sopa) vinagre de vinho tinto
1 colher (chá) mel
1 colher (chá) curry
1 colher (sopa) azeite
sal e pimenta caiena a gosto (ou outra pimenta vermelha)
20g amêndoas laminadas
1 colher (chá) açúcar light
          - numa frigideira coloque o mel, o curry e o vinagre para aquecer, mexendo sempre até que mel e curry dissolvam. Acrescente azeite, sal e pimenta, mexa vigorosamente para incorporar e desligue o fogo. Numa outra frigideira derreta o açucar e doure as amêndoas. Quando amêndoas e molho de curry estiverem mornos, misture com o repolho, a maçã e o manjericão e sirva imediatamente.

1 porção gigantesca de 5,3 pontos

Vitória da Conquista, 2011.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Moela

Em alguns momentos eu me sinto egoísta, porque escolho o cardápio diário aqui em casa quase sempre pautado nas minhas preferências.  Levo em conta a opinião de Fernando, considero as coisas que ele não gosta, mas é muito difícil eu cozinhar algo que só ele goste, ou que eu goste pouco.

Pra me redimir, ontem eu comprei moela pra ele.  De-tes-to, mas detesto profundamente, todo tipo de miúdos de frango, não sei o que é, já tentei comer algumas vezes (na rua, em casa, na casa da sogra) mas não desce, moela ou coração de frango.

Mas para fazer meu amor feliz, fiz uma moelinha deliciosa (ao menos o caldo estava, hihi), desse jeito:
250g moela limpa
350g tomate em pedaços grandes
1/2 cebola picadinha
1 colher (chá) alho processado
Sal, pimenta, salsa e cebolinha a gosto
            - doure o alho e a cebola apenas na panela de pressão bem quente (sem óleo ou afins).  Junte a moela, refogue bem, acrescente o tomate, o sal e a pimenta. Junte meia xícara (chá) água, tampe a panela e deixe ferver na pressão por 20 minutos. Destampe a panela, acrescente a salsa e a cebolinha e refogue até o caldo reduzir a metade. Sirva com farofinha de ovo e arroz branco.

2 porções de 2,8 pontos

Vitória da Conquista, 2011.

Nossos Encontros...

      Eu queria ter foto de todos os encontros mas não tenho...
      Eu queria poder expressar tudo que sinto por essas garotas, mas me faltam palavras...


      Então estou aqui, postando fotinhas, cheias do meu amor...


      Alguns encontros foram fáceis e baratos, outros nos custaram caroooo, como esse São João cheio de pontos, kkkkkk
      Em outros as risadas foram tantas, as línguas afiadas e a gente saindo sempre mais leve, quando não com menos peso pelo menos com a alma levinha, levinha :)


      O que importa é, como Morena diz, não só a reeducação alimentar, nosso grupo é de reeducação emocional, e eu só queria dizer o quanto vocês me fizeram bem.

      Hoje eu sou uma pessoa melhor, muito mais leve, mesmo que a maioria do peso tenha saído  do mundo que eu pensava que tinha que levar nas costas.




Vitória da Conquista, 2011.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Pudim de Leite de Coco

A minha geladeira estava colecionando caixas abertas, leite condensado, creme de leite, leite de coco...

Juntei tudo e fiz um lindo pudim!!!

120ml de leite condensado
120 ml de leite de coco light
120 ml de creme de leite light
1 ovo e-n-o-r-m-e
1 colher (sobremesa) maisena
            - leve todos os ingredientes para bater no liquidificador por 5 minutos. Asse em banho-maria por 45 minutos, em uma forma caramelada com açúcar ou untada com calda de caramelo light como eu fiz, hehehe.

8 pedaços de 3 pontos.

Vitória da Conquista, 2011

Mais um Risoto...

Se o dia está frio, se eu estou triste, se briguei com alguém, se o trabalho me estressou, se estou desanimada, se estou muito feliz ou se quero agradar alguém eu sempre faço um risoto.

Risoto é tudo pra mim, versatilidade, praticidade e sabor, um mundo de sabores no prato, do jeito que você quiser, nunca igual e sempre delicioso =]


Esse risoto eu fiz assim:
50g paio em cubinhos
1/2 cebola em cubinhos
2 dentes de alho em conserva
50g champignon em conserva fatiado
150g arroz carnaroli
30ml de vodca boa
1 litro de caldo caseiro de galinha, sem gordura
2 colheres (sopa) queijo parmesão ralado
            - na panela bem quente coloque o paio e as cebolas, refogue bem até dourar e ficar aquela crostinha no fundo da panela. Junte os dentes de alho e o champignon, deixe a água que vai formar secar. Acrescente o arroz, mexendo sempre, por dois minutos e jogue a vodca. Misture vigorosamente, a vodca vai soltar a crostinha do fundo da panela e exalar um perfume doce pela sua cozinha. Assim que esta secar acrescente o caldo (quente), no máximo meio copo por vez, e vá mexendo até quase secar. Repita essa operação até seu arroz ficar al dente, mais ou menos 20 minutos. Desligue o fogo e junte o parmesão, homogeneíze e sirva imediatamente.

2 porções de 7,3 pontos

Vitória da Conquista, 2011.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Nosso Encontro na 5 Continentes - Parte Dois

E lá fomos nós pra Sanduicheria de novo, depois de algum tempo...

O lugar aumentou, ficou mais claro e a comida continua ótima.

Nas fotos estão: Morena, Virgínia e Kika, Amanda e Alice (filhotinha de Kika Maria), o Americano a Bolonhesa de Amanda, o Paninni Pesto que eu, Virgínia e Kika comemos, o Filé Mignon com Gorgonzola de Morena e os profiteroles lindíssimos.

Também pedimos uma fatia de bolo de amêndoa, chamado ultrafondant de amêndoa, delicioso mas que nem deu pra tirar foto, só das migalhas no prato, hihi.

Foi o que sobrou pra foto, mas não sobrou no prato, haha


Vitória da Conquista, 2011

Nhoque Recheado de Forno

Esta receita foi meu primeiro caso de sucesso... Eu era uma menina, uns dezesseis anos no máximo e ouvi no rádio, no programa da Cidinha Campos na Rádio Globo.  Algumas receitas muito bem sucedidas na minha vida vieram de lá.

Esta foi a primeira que eu fiz pra um almoço entre amigos e todo mundo gostou tanto, mas tanto que comecei a ficar conhecida como a criatura que sabia cozinhar.  Até então ninguém comia minha comida nos acampamentos, chamar de gororoba era pouco, kkkkk.

Na receita original o molho de tomate era misturado a presunto, mas dá pra fazer com molho de qualquer tipo, hoje eu aproveitei as sobras desse Bife de Panela, deixei cozinhando até desmanchar, ficou bótimo!

345g batata inglesa cozida com sal e amassada
25g queijo mussarela light ralado
1 gema
1 1/2 colher (sopa) maionese 0% colesterol
1/4 xícara (chá) farinha de trigo
Champignon a gosto
Queijo parmesão ralado para polvilhar
            - misture a batata com a gema, a maionese e a farinha de trigo até homogeneizar.  Forre uma assadeira com metade da massa, cubra com o molho da sua preferência, sobre este os champignons e por último a mussarela. Cubra com o restante da massa, polvilhe o queijo ralado e leve ao forno para gratinar.

4 porções de 3,8 pontos

Vitória da Conquista, 2011.

Fettuccine com Ragu de Frango


A preguiça que bateu no domingo só me permitiu fazer essa receitinha, hehe.

150g fettuccine grano duro
1/4 xícara de vodca
2 colheres (chá) azeite
1/2 cebola picada em cubinhos minúsculos
1/2 cenoura picada em cubinhos minúsculos
125g filé de coxa picado em cubinhos minúsculos
sal, pimenta do reino e ervas finas a gosto
            - aqueça o azeite, doure a carne. Junte a cebola e acenoura, refogue por cinco minutos ou até os vegetais ficarem crocantes.  Acrescente a vodca, as ervas, o sal e a pimenta, cozinhe até reduzir o volume pela metade. Mexa vigorosamente para a carne desmanchar, acrescente meia xícara de água e duas colheres (sopa) mostarda escura. Tampe a panela e mexa de vez em quando até obter um ragu consistente.  Confira o sal e sirva sua massa cozida al dente regada com ragu.

2 porções de 7,5 pontos

Vitória da Conquista, 2011.

domingo, 21 de agosto de 2011

Bolo da Vó Sinhá

No fundo: Amanda, Poli, Vanessa e Morena. Na frente, Virgínia e Eu
Acontece que por conta de nossa amizade, nossos encontros semanais e os contatos de Virgínia gravamos uma entrevista pra tv local sobre Vanessa da Mata (gravamos não porque eu não cheguei a tempo, hihi).  Graças a isso no dia do show dela (sexta passada) fomos convidadas pro camarim.

Foi louco, surreal, adrenalina em quantidades absurdas e no fim ela, foférrima, nos tratou como amigas.

Fiquei de fazer o bolo que ela ensina no último cd e fiz, com a licença de transformar a receita em algo VP, com isso troquei: óleo por margarina light, leite integral por leite desnatado e açúcar, leite de coco e parmesão por suas versões light.

Ficou divino, o melhor bolo de fubá que já comi e foi feito assim:

1 xícara (chá) fubá
1/3 xícara (chá) farinha de trigo
1/3 xícara (chá) margarina light
1 ovo
1/2 xícara (chá) açúcar light
1 colher (sopa) fermento em pó
300mL de leite desnatado
30 mL leite de coco light
25g queijo parmesão light
1 pitada de sal
          - bata bem margarina e açúcar até ficar branco e fofo, junte o ovo, bata bem até tirar o cheiro. Acrescente na sequência: leite, leite de coco, parmesão, sal, fubá, farinha de trigo e fermento em pó. Misture bem, vai ficar uma mistura líquida.  Leve para assar em forno baixo (180 ºC) até dourar. Retre do fogo e polvilhe canela antes de servir, ainda quente.

12 deliciosas fatias de 2 pontos

Vitória da Conquista, 2011.

sábado, 20 de agosto de 2011

Moqueca Baianixaba e Um Pirão Bem Baianinho

Bem, comprei duas lindas panelas de barro e não me aguentei, não dava pra esperar uma oportunidade, era preciso criar uma e decidi que no dia seguinte ia fazer uma moqueca.

Catei duas receitas, uma do livro da Bahia e outra do livro do Espírito Santo da Coleção Cozinha Regional Brasileira, pensei bem, e tinha me decidido fazer a receita baiana, mas cadê que eu achei dendê numa grande rede de supermercados do Nordeste??? marido me ajudou  a procurar e nada de dendê, daí tive que apelar pra mistureba, por isso a moqueca ficou baianixaba.

Foi a falta do dendê e a presença do camarão da moqueca capixaba e o modo de fazer e o leite de coco da moqueca baiana, no fim, ficou delícia!

Moqueca Baianixaba
365g pescada branca em postas
Suco de meio limão
2 colheres (chá) azeite
2,5 tomates
1/2 cebola
1 pimentão verde
200mL leite de coco
120g filé de camarão
Coentro, sal e pimenta moída na hora a gosto
          - tempere o peixe e o camarão com sal, pimenta e o suco do limão e reserve. Bata no liquidificador a cebola, os tomates, o pimentão e o coentro.  Na panela de barro coloque o azeite, e sele as postas de peixe, adicione os temperos batidos, acerte o sal e deixe levantar fervura. Acrescente o leite de coco e deixe cozinhar por mais 20 minutos, espalhe o camarão e rodelas de tomate e pimentão sobre a moqueca, tampe a panela e deixe no fogo por mais dez minutos. Sirva quente com arroz branco e pirão.


Pirão bem baianinho
 1 dente de alho
1/2 cebola
1/2 tomate
1 xícara (chá) caldo de peixe ou camarão ou frutos do mar
1/4 xícara (chá) farinha de mandioca torrada
Coentro e sal a gosto
            - bata o tomate, a cebola e o coentro no liquidificador, leve o alho a panela de barro, sem azeite nem nada, deixe começar a torrar, junte a mistura de temperos, acerte o sal e deixe levantar fervura. Acrescente a mandioca aos poucos, mexendo bem com ajuda de um batedor de arame para não empelotar. Quando ferver e engrossar retire do fogo e sirva imediatamente.


Moqueca: 4 porções de 4,8 pontos
Pirão: 15 colheres de servir de 0,3 ponto

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Bife de Panela

Bife de panela versão vapt-vupt!!!

450g bife de coxão mole
1 lata de molho de tomate 0%gordura
1 cebola cortada em fatias finas
Sal e pimenta-do-reino a gosto
               - Numa panela de pressão coloque todos os ingredientes e leve ao fogo, deixando cozinhar na pressão por 20 minutos.  Abra a panela e se necessário, deixe o caldo engrossar.

5 bifes de 2,5 pontos

Vitória da Conquista, 2011.

domingo, 14 de agosto de 2011

Salada Preguiçosa de Bacalhau

Almoço de domingo pra aproveitar a sobra do bacalhau de ontem, pronto em minutos, só o tempo de cozinhar a massa.

165g bacalhau cozido e desfiado
100g fusilli integral
70g pimentão amarelo em tiras
130g cenoura ralada grossa
70g ervilha em conserva
50g maionese 0% gordura
salsinha e flor de sal a gosto
            - cozinhe a massa com sal, enquanto isso, rale a cenoura, misture ao bacalhau, ao pimentão e a ervilha. Depois de cozida, escorra a massa e lave em água corrente pra resfriar, junte aos demais ingredientes, acrescente, salsinha e flor de sal.  Misture bem, por último junte a maionese envolvendo toda a salada. Sirva imediatamente ou gelada ou no dia seguinte.

13 colheres de servir de 0,8 ponto.

Vitória da Conquista, 2011.

Pão de Heineken

Não tem nada mais irritante que esquecer a cerveja no congelador, fora a sujeira ainda tem o desperdício do preciso líquido dourado, kkkkk.

Não que eu seja fã de Heineken o suficiente pra sofrer, mas pensei que talvez fosse interessante aproveitar parte da cerveja que jazia congelada no meu freezer.

Tirei a bichinha de lá e segui a risca esta receita aqui, as únicas diferenças entre o pão do Leandro e o meu foi o tipo de cerveja usada e o tempo de forno, eu gosto do pão mais branquinho. 

Ah, outra coisa, como era um pão de cerveja eu pensei que talvez brincar com a proporção ia ser interessante, daí fiz mini-pães mesmo, com 20g aproximadamente cada, depois cortei e recheei com requeijão 0%gordura.

Foram 16 lindos pães-aperitivos de Heineken, de 0,8 ponto cada!

Vitória da Conquista, 2011.

sábado, 13 de agosto de 2011

Bacalhau à Blumenthau

Bem, as vezes eu assisto a programas na tv e fico com o bicho carpinteiro atacado...

Vendo o programa do Heston Bluementhal fiquei intrigada com o jeito que ele cozinhou uma carne, selada a vácuo, num banho-maria a 62 ºC!!!

Muito laboratorial, é fato, mas pensei que talvez, eu pudesse testar algo parecido, e foi assim que fiz com meu lindo bacalhau de hoje.

Como não tenho uma seladora a vácuo fiz o meu melhor com um saquinho zip-lock, onde coloquei os temperos, meu bacalhau ainda congelado e levei pra cozinhar em água fervendo, que por conta do bacalhau congelado, deixou de ferver e se manteve quente, mas não ferveu mais até o final do processo.

Eu não gosto da gastronomia molecular, mas gostei da experiência, da textura e do sabor desse meu bacalhau à Blumenthal.

500g bacalhau dessalgado e congelado (duas postas altas)
30ml vodca
2 colheres (chá) alho processado
sal e pimenta moída na hora, a gosto
2 saquinhos com zip-lock
            - coloque metade da vodca, uma folha de louro, sal e pimenta em cada saquinho, sacuda bem pra misturar, coloque a posta de bacalhau. Sacuda mais um pouco pros temperos se juntarem ao bacalhau, retire a maior quantidade de ar possível e feche bem. Leve uma panela grande com bastante água ao fogo alto até ferver, coloque os saquinhos com bacalhau e abaixe o fogo.  Deixe cozinhar por aproximadamente 40 minutos, durante esse tempo, o bacalhau vai descongelar e seu suco se juntará aos temperos.  Retire o bacalhau e reserve em local aquecido. Leve os sucos ao fogo alto para reduzirem mais ou menos em 50%, arrume o prato com a posta de bacalhau, purê de batata baroa e brócolis no vapor, regue com o suco reduzido e decore com tirinhas de pimentão.  Viva Heston Blumenthal!!!

2 postas de bacalhau de 3,8 pontos

Vitória da Conquista, 2011.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Bolo de Cenoura

Pois me deu a doida e cobicei um bolo de cenoura...

Deu a doida porque eu sou a negação no bolo de cenoura, sola, a calda não bomba, enfim...

Desta vez não solou, já a calda, bem, a calda meu marido já se conformou, não fica com o craqueladinho que ele gosta, mas fica boa.

O que eu aprendi? que bolo de cenoura não precisa ser com óleo, e que em se tratando de bolo de cenoura vp, pode ter a metade da margarina que eu usei nessa receita e do açúcar também. Ficou mais barato que um bolo simples, hihi.  Marido gostou mas não gostou porque no fim, acabou comendo NOVE pontos de bolo de cenoura =]

Massa
180g cenoura em cubos
80g açúcar light
160g farinha de trigo
2 ovos
90g margarina light sem sal
1 colher (sopa) fermento em pó
            - bata no liquidificador a cenoura, os ovos e a margarina, bata até ficar bem cremoso (aveludado quase). Numa tigela junte, farinha de trigo, açúcar e fermento em pó.  Com o auxílio do batedor de arame deixe bem homogêneo.  Leve ao forno médio para assar por mais ou menos 30 minutos.

Calda
3 colheres (sopa) açúcar light
2 colheres (sopa) margarina light sem sal
2 colheres (sopa) leite desnatado
2 colheres (sopa) chocolate em pó
            - bem, é só levar tudo ao fogo até engrossar, em teoria depois de despejar sobre o bolo quente a calda vai esfriar e ficar craqueladinha, do jeito que ele gosta, mas aqui em casa nunca deu certo. Fica deliciosa mas não açucara :(

12 fatias de 3,1 pontos
12 fatias de bolo de 2,5 pontos
Calda de 7,5 pontos

Vitória da Conquista, 2011.

Tortinhas de Morango e Outros Recheios

Pois bem, eis que mais um encontro VP seria aqui em casa...

Sofri antecipadamente por saber que eu queria várias coisinhas deliciosas mas de comer com a mão, sem frescurites.

No Rainhas (e nos blogs das ex-Rainhas) sempre existem idéias mais que perfeitas e foi de lá que toda a inspiração veio.

Rolou tortinhas de morango, peito de peru com mussarela, azeitona preta com ricota, tomate com mussarela, antepasto de berinjela, uma roska de morango com pimenta (direto do Rango Camp) e o melhor brigadeiro do Brasil (o ganhador da promoção mesmo, hihi), tudo lindo e delicioso.
Peito de Peru (0,8ponto), Tomate (0,6 ponto), Antepasto de Berinjela (0,5 ponto) e Azeitona Preta (0,8 ponto)

Segue a receitinha da tortinha de morango com as alterações que fiz.

Massa de pastel tamanho aniversário/coquetel
1 colher (sopa) manteiga light
330g morango picado
30ml vodca
2 colheres (sopa) açúcar light
150g cream cheese light
          - numa panela derreta a manteiga, junte o morango, refogue um cadico até amaciar e flambe (jogue a vodca e tasque fogo). Depois de evaporado o álcool, junte o açúcar e deixe apurar até formar uma calda grossa. Deixe esfriar.
Depois de frio, junte o cream cheese, homogeneizando bem até formar um creme espesso. Mantenha na geladeira até a hora de usar (eu fiz na véspera). Pegue as massinhas de pastel e forre forminhas de empada, leve ao forno para assar, por aproximadamente 15 minutos, ou até dourar.  Encha as forminhas instantes antes de servir, arrume lindamente numa travessa e seja feliz.

24 tortinhas de 1 ponto cada

Vitória da Conquista, 2011

domingo, 7 de agosto de 2011

Cebolas e Batatas Assadas no Balsâmico com Porco Assado

Bem, eu geralmente escolho as receitas (quando não as invento) pela seguinte ordem: foto atraente, ingredientes que me agradam e modo de fazer que não leve muitas horas.

Quando vi essa receita no meu livro novo do Jamie a foto me conquistou, mas ao olhar os ingredientes lá estava ele, o maldito vinagre balsâmico, eu não gosto dele, nunca gostei, mas vivo insistindo, vai que mudo de idéia...

Ao ler o modo de fazer, complexo diga-se de passagem, Jamie me ganhou, ele começa assim: "Este prato utiliza um monte de vinagre balsâmico, mas, confie em mim, funciona muito bem!"  Ora bolotas, como é que eu vou discutir com ele? me joguei na receitinha que de fato ficou ótima.


Cebolas e Batatas Assadas no Balsâmico
300g batata cortada em oito partes
20g manteiga light
1 colher (chá) azeite
3/4 cebola cortada em tiras
70ml de vinagre balsâmico
sal, pimenta, alecrim e alho a gosto
            - numa assadeira coloque a manteiga e o azeite, leve essa assadeira a boca do fogão, de média a alta, junte o alho e o alecrim, acrescente as batatas e misture. Junte as cebolas, o balsâmico e cozinhe por cinco minutos.  Tempere com sal e pimenta e leve ao forno médio na prateleira mais alta.  Asse por 50 minutos até que as batatas e a cebola estejam escuras, grudentas e crocantes.


2 porções de 3 pontos


1 filé mignon suíno de 300g
1 colher (sobremesa) azeite
1/4 cebola
30ml de vodca
alho, sal, pimenta, alecrim, salsinha a gosto
            - pique todos os temperos numa tábua, acrescente o sal, e aperte o filé mignon para que os temperos grudem nele.  Numa assadeira coloque o azeite, leve essa assadeira a boca do fogão, de média a alta, sele o porco, deixando que doure de todos os lados, junte a cebola, misture bem e leve ao forno médio na prateleira mais baixa.  Asse por uma hora atentando para que a carne não fique seca. Retire a carne da assadeira, mantenha aquecida.  Volte a assadeira para a boca do fogão, amasse os temperos que sobraram nela, raspando bem para que se soltem do fundo. Junte a vodca e deixe apurar até reduzir a metade do volume.  Coe e sirva com a carne fatiada.

3 porções de 5,8 pontos

Vitória da Conquista, 2011.

sábado, 6 de agosto de 2011

Ragu

Se você jogar no oráculo (também conhecido como Google) ele te dará diversas explicações técnicas e históricas do que é um ragu, mas pra simplificar é um molho de carne, encorpado, cozido em fogo baixo, por um período longo e que a italianada chama de "molho da mamma", hihihi, apesar de ter sido criado na França.

Tem ragu toscano, napolitano, bolonhese etc e tal, esse é o meu ragu, meio bolonhese, meio tradicional, meio inspirado em Jamie, meio francês e meio ragu, porque o tempo de cozimento dele foi encurtado pela pressa do marido em sair :(

O lance é ter uma boa faca, bem afiada, porque pra fazer um ragu o ideal é picar a carne bem pequenininha, com a ponta da faca, podemos dizer que pra fazer um ragu é preciso paciência e cuidado.  Mas o tempero, o toque, o jeito de fazer é pessoal, segue o meu:

1 cebola
100g cenoura
3 colheres (sopa) salsinha picada
2 colheres (sopa) cebolinha picada
2 galinhos de alecrim
50g paio
150g carne bovina magra, limpinha e picada com a faca em pedaços menores que 0,5 x 0,5cm
3 tomates bem maduros picados
Sal e pimenta a gosto.
          - No processador bata os seis primeiros ingredientes, leve tudo ao fogo médio até secar bem. Tempere a carne com sal e pimenta, junte aos demais ingredientes, mexendo bem por dois minutos. Acrescente o tomate, misture, tampe a panela e deixe "murchar" por uns cinco minutos.  Destampe, acrescente meio litro de água, abaixe o fogo, acerte o sal e a acidez do molho (se preciso), tampe a panela e deixe cozinhar.  De tempos em tempos mexa e, se preciso, acrescente mais água. O ideal é que ele fique cozinhando por uma hora e meia a duas horas.  O de hoje cozinhou uma horinha só, mas ficou delicioso.  Sirva acompanhado de arroz ou como molho pra uma massa, que foi o caso de hoje.

2 porções de 3,4 pontos

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Compensando os exageros...

Eu e Lu, confusa entre meus cachos e as fitas
Ontem foi dia de aniversário de criança, Anita completava 2 aninhos (filha de Virgínia), nisso eu e Fernando comemos mais do que o sensato, hahaha.

Foi muito melhor do que poderia ter sido, comi com a cabeça no lugar, pensando em todas as escolhas, bebi só um cadico, comi só um brigadeiro de copinho, no fim da festa, pra ver se tinha ficado bom (fui a responsável por eles, hihi).

Foi ótimo, enfiar o pé na jaca as vezes faz bem, mas hoje precisamos compensar e pra isso fiz duas versões de massa pro almoço. 


Massa com Salsa de Tomate e Brócolis
60g massa caseira com ovos
1 porção de salsa de tomates do Jamie
10 flores de brócolis
1/2 caixinha de molho de tomate 0% gordura
            -  enquanto a massa cozinhava, aproveitei o vapor pra cozinhar o brócolis. Numa frigideira coloquei o restinho da salsa do Jamie de ontem, juntei o brócolis e o molho de tomate, deixei encorpar e servi sobre a massa quentinha.

1 porção de 4 pontos


Massa com Shiitake e Mostarda de Ervas
 60g massa caseira com ovos
10g de shiitake seco
1 colher (sopa) mostarda de ervas
          - enquanto a massa cozinhava eu coloquei o shiitake numa frigideira com meio copo de água e deixei ferver por 10 minutos. Quando a água estava quase seca juntei a mostarda e servi sobre a massa quentinha.

1 porção de 4,4 pontos

Salsa de Tomate com Atum Grelhado do Jamie Oliver

Na quarta passada ganhei um livro novo do Jamie Oliver, marido fofo quem me deu, chamado Jamie em Casa, livro lindo e cheio de conteúdo.

Folheando o livro encontrei essa receita tão VP, que imediatamente lembrei de minhas amigas e decidi fazê-la em homenagem a elas.

Na receita ia coentro, mas acabei ficando sem tempo de passar no mercado para comprar, usei um mix de ervas que estavam no congelador (receita de Jamie também) e que usei pra assar um frango, tempos atrás.

1 posta grande de atum (300g)
6 colheres (sopa) mix de ervas do Jamie (manjericão, salsinha, cebolinha)
2 colheres (sopa) hortelã
150g tomate cereja
Sal marinho, pimenta moída na hora a gosto
Suco de 1/2 lima da pérsia
          - numa grelha super-quente, doure a posta de atum, já temperada com sal e pimenta. Numa tábua pique os demais ingredientes, misturando bem. Ao final acrescente pimenta vermelha fresca picada ou, faça como eu, acrescente 1 colher (chá) geléia de pimenta, homegeneizando bem.  Divida a posta ao meio, sirva coberta com a salsa de tomate.

2 porções de 3,3 pontos para o atum, já que a salsa não tem pontos.

Vitória da Conquista, 2011.

Fígado à Dona Ju com Jardineira de Legumes

Eu segui os princípios da receita que já postei aqui, com poucas alterações:

Fígado à Dona Ju
235g fígado de boi em iscas
1 colher (chá) óleo de canola
1/2 cebola em tiras largas
1 tomate cortado grosseiramente
Sal e pimenta do reino a gosto
            - doure a cebola no óleo, acrescente o fígado e refogue. Quando o fígado começar a dourar, junte o tomate e meio copo de água, mexa bem.  Acerte o sal e a pimenta, deixe no fogo até cozinhar bem o fígado e o caldo engrossar.

2 porções de 3,7 pontos

Jardineira de Legumes
100g cenoura em cubinhos
150g batata em cubinhos
55g de vagem em pedaços pequenos
1 colher (sobremesa) gersal
            - numa panela com bastante água cozinhe os vegetais com o gersal, até ficar al dente, escorra e sirva com flor de sal e azeite.

6 colheres de servir de 0,4 ponto

Vitória da Conquista, 2011.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Mix de Cogumelos

Eu sou apaixonada por cogumelos e inventei de juntar esses três pra ver qual seria o resultado de três diferentes texturas dentro da minha boca!!!

Ficou ótimo!!!

100g shimeji
10g shiitake
85g champignon
1 colher (sopa) shoyu
            - numa frigideira alta e bem quente coloquei o shiitake e um quase nada de água, deixei ferver por cinco minutos. Juntei os outros cogumelos e o shoyu, deixei secar a água formada e servi. Simple assim!

1 porção gigante de um ponto

Vitória da Conquista, 2011.